30/07/2018

Como planejar um intercâmbio?


Oie gente, recentemente eu fechei um pacote de intercâmbio para dezembro a fim de realizar meu grande sonho de infância que é conhecer Londres. Diante disso, surgiram algumas questões, como eu nunca viajei para fora do Brasil, tive que fazer pesquisas e mais pesquisas para não chegar lá perdida ( mesmo que seja inevitável ). Fora isso, vieram me perguntar como consegui dinheiro, dicas de como se planejar ( porque fechei o pacote com seis meses de antecedência ). Enfim, vamos lá!

01. Defina seu objetivo: Você quer ir estudar? Passar um tempo? Aperfeiçoar seu inglês? Trabalhar? Definir o que deseja fazer no país é muito importante, afinal, não é todo lugar que vai te oferecer trabalho em um intercâmbio, por exemplo. Por isso, senta e pensa o que gostaria de absorver no seu tempo na gringa. 

02. Quanto pode investir? Claro que tem a opção de conseguir mais dinheiro até a viagem ( essa é uma vantagem de se fechar pacote com antecedência ) e logo vou dar algumas dicas de como conseguir fazer isso, mas é importante destacar que há destinos que são mais caros que outros ou em termos de pacote ou até mesmo em passagens aéreas. Obvio que se for um grande desejo ir a determinado lugar, se joga! Porém, é melhor tentarmos encaixar nossos sonhos com a nossa realidade. 

Fazer um orçamento não é pago, faça cotações e analise os diversos destinos, anote tudo, some com valores de passagens, quanto custa uma refeição do local e etc. Assim, terá uma base de quanto vai precisar e se é possivel pagar aquilo nesse instante ou só daqui um ano, por exemplo.

03. O idioma e cultura de agradam? Encontrar o lugar perfeito com o preço que cabe no seu bolso é um passo grande, realmente, mas é o idioma que você queria? E a cultura? É sempre bom lembrar que vai passar muito tempo lá ( mesmo que seja só um mês, é um mês completamente diferente ) e se for seu primeiro intercâmbio, é melhor não radicalizar demais. Não, não é um padrão, se quiser se jogar em uma dimensão completamente fora do comum para você, fica a seu favor.

Com os três tópicos acima resolvidos, vamos entrar em mais outros:

01. Com qual antecedência deve fechar o pacote de intercâmbio? Não tem uma regra para isso, mas quanto mais cedo fechar, mais vantagens para você. Além de conseguir uma passagem com um preço mais acessível, poderá parcelar tudo na quantidade de meses que ainda faltam para sua viagem, possibilitando uma maneira mais "fácil" de conseguir o dinheiro até o dia do embarque. Isso fica ao seu critério, como eu já disse antes, decidi fechar com seis meses de antecedência para conseguir juntar uma grana legal para levar ( já que meus pais me deram de presente de 18 o intercâmbio ).

02. Intercâmbio fechado! Onde arranjo dinheiro para levar? O maior problema nem é pagar o pacote em si, mas sim que ficamos quase sem dinheiro quando acabamos de pagar ele haha dai entra o desespero: Onde vou conseguir dinheiro para levar? Então vou dizer o básico que estou fazendo para conseguir um dinheirinho ( e que está dando mais certo do que eu e meus pais pensávamos ).

Pense no que sabe fazer e que pode gerar renda: no meu caso eu publiquei no facebook se alguém tinha vontade de revender trufa. No começo tomei uma apertada da minha mãe quando ela viu, não tinha conversado com ela ( não façam isso pessoal ). Foram surgindo pedidos ali, outro aqui e hoje consigo tirar em média R$700 em trufas de lucro. Sim galera, tudo isso. 

Seja criativo: venda roupas que não usa a mais de três meses, faça sua arte, ajude seu vizinho a rastelar o quintal. Enfim! Ideias é o que não falta. 

Espero ter ajudado vocês com as dúvidas que me mandaram frequentemente e se tiverem mais, é só entrar em contato pelo direct do instagram que estarei respondendo todas. Minha conta é @patriciapoltronieri . Vejo vocês por ai, tchau!


Fonte da imagem: google

11 comentários:

  1. Já pensei nessa ideia de intercambio. Mas, o dinheiro ta dificil agora.

    ResponderExcluir
  2. Já tive sonho de fazer intercambio mas hoje só penso em passear mesmo... rs Suas dicas são ótimas e super realistas, afinal se planejar é muito necessário para esse tipo de viagem.

    ResponderExcluir
  3. Acho a ideia do intercambio bem legal, mais eu não teria coragem, viajar para um país diferente, onde não conheço ninguém, a gente fica com vontade mais ao mesmo tempo com receio.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Super concordo contigo, já é radical o suficiente o país desconhecido, a língua, tem que se planejar mesmo hahah
    Te desejo boa sorte e que seja incrível!
    Depois me conta como é lá hahahahaha

    http://coracaodepedrasqn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca para fazer um intercambio, tinha até dado incio á um intercambio de trabalho voluntario no Peru, mas tive que cancelar, mas com certeza quero ir atrás para fazer um <3
    Beijos.


    http://blogcoisasdacarol.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Um sonho fazer intercâmbio e levar alguém que conheço junto. Pretendo fazer um daqui a alguns anos, pro Canadá. Utilizarei suas dicas rs <3

    https://palavrasnocafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já fiz intercâmbio e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito na vida! Sério, aproveita cada segundinho, você vai voltar outra pessoa...
    E adorei o post, são dicas ótimas para fazer um bom planejamento

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito! Sonho em fazer um... rs preciso por no papel

    ResponderExcluir
  9. Post super útil! Que bacana que você vai realizar seu sonho e fazer intercâmbio em Londres <3 Eu amo viajar e queria muito conhecer Londres, mas até agora todo o dinheiro que gastei nisso (viagens) foi mais para diversão do que para crescimento profissional. Sinto falta de um intercâmbio! Estive pensando seriamente em Nova York ou mesmo algo no Canadá, mas adoraria ir para Londres também!

    Beijinhos, Vickawaii
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dicas preciosas. Essa é uma experiência e tanto, sempre foi um grande sonho. Adorei o post! <3

    ResponderExcluir
  11. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Vender roupa parece bem, pena que o Facebook não colabore ahahaha
    Beijokitaz



    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir